TESTES DE APTIDãO FíSICA COMEçAM A SER REALIZADOS COM MILITARES QUE SERãO PROMOVIDOS

• 14/11/19

Cerca de 160 bombeiros irão à graduação de 3º sargento

Por cabo Stephany Domingos

Na última semana, as instituições militares foram surpreendidas com a aprovação e sanção da nova lei de promoção que por anos foi discutida pela Assembleia Legislativa e pela comissão dos militares. Com essa aprovação, cerca de 160 cabos da turma de 2006 serão promovidos à graduação de 3º sargento e toda a turma de soldados de 2010 será promovida a cabo.

Para dar celeridade a todo o processo para promoção desses militares, o CBMAL iniciou uma força-tarefa que engloba a Comissão de Promoção de Praças, a Superintendência de Saúde, o Centro de Atividade Física e Desporto da corporação e as comissões dos Testes de Aptidão Física (TAF).

As inspeções de saúde começaram a ser realizadas na última segunda, 11, e os TAF na quarta-feira, 13. Eles foram divididos por antiguidade e cerca de 80 militares realizaram a avaliação no primeiro dia. Os testes são compostos por flexão de braço ou barra fixa para homens, apoio de frente para mulheres, além de abdominal e corrida de 12 minutos para ambos os sexos.

As inspeções de saúde se encerrarão no dia 22 e os TAF, no dia 25. Um total de 500 bombeiros deverão realizar as avaliações, sendo a inspeção de saúde, critério de aptidão e inaptidão para a promoção, e o teste físico, avaliação para as condições físicas do militar para exercício da função.

Segundo o major Ailton Trindade, serão cerca de 80 militares por dia de TAF e por volta de seis a oito membros por comissão para cada dia de realização dos testes. “Muitos militares estão sem realizar o TAF há muitos anos, então estamos sempre atentos a possíveis eventualidades e por isso também temos uma equipe médica de apoio. Estamos buscando realizar tudo da melhor maneira possível, e o primeiro dia de testes aconteceu de maneira tranquila”, disse o oficial, presidente da comissão de TAF do dia 13.

O cabo Rafael Fortes é integrante do 9° Grupamento de Santana do Ipanema e está muito feliz em ser promovido antes do tempo previsto. “A expectativa é muito boa, porque para quem se preparou para ser promovido em 15 anos e se existisse vaga, receber a promoção em 13 anos está muito bom. Tudo está fluindo normalmente e se Deus quiser, dia 29 estaremos lá colocando a terceira divisa”, falou o futuro sargento.

A formatura de promoção ocorrerá no dia 29 de novembro, data em que o CBMAL completa 72 anos de história e quando os bombeiros militares, seus familiares e amigos poderão festejar esta ascensão profissional.