SARGENTO DA BANDA DE MúSICA DESTACA-SE EM EVENTOS PELO PAíS

• 13/11/19

3º sargento Romero tem sido convidado frequentemente para apresentações civis e militares

Por cabo Thássia Santos

Dono de um grande talento musical reconhecido nacionalmente, o 3º sargento José Romero, clarinetista da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), tem sido frequentemente convidado para apresentações pelo país, tanto em eventos civis como militares. Sua última participação foi no concerto da Orquestra de Câmara Da Capo, realizado em Porto Alegre, em um solo na clarineta com regência da maestrina Gilia Gerling.

A maestrina Gilia, ícone no cenário musical brasileiro sendo homenageada pela ONU por ter sido a primeira mulher a reger uma ópera na América do Sul, enviou ao comandante geral do CBMAL, coronel André Madeiro, uma carta agradecendo pela participação do sargento Romero e nomeando sua apresentação como magnífica.

“Ele é dotado de sensível talento, disciplina e técnica apurada. Além de todas as qualidades como músico e ser humano, apresentou-se devidamente fardado com o uniforme de gala da sua corporação, o que causou grande emoção na plateia que lotou o salão”, relatou frisando que a opinião acerca do talento do sargento foi unânime entre o diretor musical e músicos da orquestra, inclusive do Cônsul da Itália, presente no concerto.

“Fiquei muito feliz durante o evento de Porto Alegre pois pude unir duas coisas que são a minha paixão, sendo uma delas a música, na qual estou sempre buscando me especializar, inclusive assim que concluir a graduação vou estudar para o mestrado em performance da clarineta; e a outra é o militarismo, já que minha família é formada por vários militares. Poder levar o CBMAL para outro estado foi muito gratificante e quando entrei no salão todos ficaram encantados por ver um solista fardado e agradeço imensamente à corporação por ter me dado esta honra de representar o CBMAL através da música”, relatou o sargento Romero.

Além desta apresentação, o sargento Romero representou o CBMAL no desfile militar alusivo ao aniversário da Banda de Música da Força Aérea Brasileira (FAB), realizado na Base Aérea do Recife, sendo citado no site da FAB pela participação. O militar, que está em fase conclusiva da graduação em Música pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), iniciou sua carreira na Banda de Música da FAB com 18 anos, lá permanecendo por quatro anos. Para a solenidade comemorativa, a Banda convidou os ex-integrantes militares e o sargento participou fardado e representando o CBMAL mais uma vez.

O bombeiro militar músico participou ainda do 1º Encontro de Clarinetistas em Pernambuco, um tipo de evento que ele busca sempre participar para obter novos conhecimentos e aumentar a gama de experiências em seu instrumento, trazendo sempre os frutos para suas apresentações no CBMAL.