CONCLUINTES DO CURSO DE APERFEIçOAMENTO DE OFICIAIS INICIAM APRESENTAçãO DOS TCC

• 07/11/19

As apresentações acontecerão em dois dias e são abertas aos bombeiros militares

Por cabo Stephany Domingos

Na manhã desta quinta-feira, 07, iniciaram-se as apresentações dos trabalhos de conclusão (TCC) do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO 2019, se encerrando no dia 08 de novembro. O curso, que teve início no dia 12 de agosto, é composto por 26 militares, sendo 16 bombeiros e 10 policiais. O CAO habilita os capitães para a ascensão ao posto de major na escala hierárquica e, com isso, promove uma mudança do ciclo militar.

O currículo do CAO contempla em seu plano os conteúdos necessários ao bom cumprimento da missão, preparando-os para o pleno exercício dos direitos e deveres inerentes à condição de oficial superior. O curso foi dividido em duas fases, tendo a geral e a específica para os diversos quadros da estrutura organizacional, como combatente, músico e saúde, e na edição deste ano, o policial militar.

O tenente coronel Alvarez, superintendente de ensino e pesquisa da corporação, enfatizou a importância de capacitar o militar para galgar novos postos e assim, trabalhar novas competências e responsabilidades. “Conseguimos desenvolver muito bem as atividades desta edição do CAO e tivemos a honra de contar com a presença de dez capitães da coirmã Polícia Militar. Amanhã encerraremos esta etapa e os concluintes terão cerca de dez dias para correções e entrega do trabalho final, para a então realização da formatura que está marcada para 28 de novembro”, disse o superintendente.

As apresentações dos TCC contaram com a major Elaine Monteiro e o capitão Themisson Vasconcelos como presidentes das bancas, além de outros oficiais como orientadores e apoiadores. E para aqueles que tiverem interesse, as apresentações estão abertas para os bombeiros militares assistirem.

O capitão Edilson Júnior foi um dos militares que apresentou o seu trabalho no primeiro dia. O tema abordado foi “A análise do estabelecimento de metas que possibilite a regulamentação da modalidade de teletrabalho no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas”. Ele propôs a inclusão de recursos tecnológicos na gestão de pessoas e processos que permitem resultados mais eficazes no campo corporativo. “Cheguei à conclusão de que é possível associar os interesses dos administrados e da administração, otimizando o rendimento de cada militar por meio da aplicação de recursos na área de tecnologia através do teletrabalho, minimizando o deslocamento, a locação de recursos materiais e reduzindo custos de manutenção aliados ao conceito de sustentabilidade”, explicou o capitão.

Além disso, o concluinte enfatizou que sua experiência no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais permitiu expandir seu conhecimento de maneira holística, relacionado aos propósitos do CBMAL. Ele também enalteceu a importância da SEP e de todos os instrutores pelo trabalho e empenho e agradeceu por todo aprendizado adquirido durante estes meses de curso.