CURSO DE SALVAMENTO NO MAR CHEGA AO FIM COM MUITA EMOçãO E ALEGRIA

• 01/11/19

Após dois dias de sobrevivência, tubarões se surpreenderam com familiares e amigos os aguardando em formatura

Por Stephany Domingos

Sangue. Suor. Lágrimas. No dia 28 de junho de 2019, nove militares começaram a jornada que iria mudar sua vida para sempre. Foram 123 dias de sol, chuva, infinitos corridões, ondas na cabeça e nadar, nadar e nadar para chegar a esse momento que marca o final de uma longa caminhada rumo ao tubarão dourado e à camiseta vermelha de guarda-vidas. E em meio a muita emoção e alegrias os nove concluintes puderam chorar a lágrima do dever cumprido por terem conseguido concluir um dos cursos mais difíceis do Brasil, o Curso de Salvamento no Mar.

No início de tudo 19 militares, sendo dois bombeiros militares da Paraíba, um policial militar de Alagoas começaram o curso que é a elite dos guarda-vidas no Brasil. Mas na verdade, esse curso começou muito antes. Para alguns, foram anos, para outros meses de treinamento para conseguir passar no desafiador teste de aptidão física de admissão. No final, nove conquistaram um brevê vermelho, entre eles uma bombeira militar.

Para o capitão Ferreira, primeiro colocado do CSMar 2019, a palavra que resume esses meses é gratidão: “Eu já fiz vários cursos aqui na corporação e fora, mas o CSMar foi o que eu sempre sonhei desde quando fui praça em 2006. Nesse tempo, muita coisa aconteceu na minha vida, mas o desejo de ser um tubarão sempre caminhou comigo pra onde eu fosse. E quando surgiu a oportunidade de fazer o CSMar eu não pensei duas vezes, treinei e consegui entrar e nesses meses de curso cada dia foi único, cada mar foi uma superação e nossa família, amigos e parceiros foram fundamentais para chegarmos até o fim”, disse o capitão enfatizando que esta primeira colocação é de todos os nove que como uma família se apoiaram para poder vencer.

E nestes pouco mais de quatro meses, não faltou garra, coragem e superação para romper as barreiras e em meio a tantas adversidades, encontrar forças para viver o dia a dia de um curso complexo e desafiador como o CSMar, realizado desde 2004 no CBMAL. Este curso é considerado um dos mais completos e complexos do Brasil e tem a finalidade de formar guarda-vidas especializados capazes de realizar os mais árduos salvamentos.

O aluno do CSMar aprende todas as técnicas necessárias para desafiar as grandes ondas e os tantos obstáculos encontrados no meio aquático, além de desgaste físico e mental, para retirar o afogado da zona de perigo e salvar pessoas em perigo de morte, utilizando todas as técnicas de aproximação, abordagem, resgate, transporte e atendimento pré-hospitalar.

O comandante geral da corporação, coronel André Madeiro, parabenizou todos os concluintes do CSMar 2019. “Estamos formando mais nove militares nesse curso e hoje o brevê que os senhores carregam no peito não foi fácil de conseguir, mas nos enche de orgulho. Vocês abriram mão de muita coisa para poderem estar aqui e construírem um bombeiro melhor, parabéns, tenho orgulho de vocês”, disse o coronel André.

Promoções e homenagens

Esta formatura também foi marcada pela promoção de 35 oficiais e praças da instituição e pela homenagem de 60 bombeiros militares que o comandante geral, coronel André Madeiro, fez questão reconhecer pelo importante serviço prestado para que o Corpo de Bombeiros cresçesse e evoluísse.

“Este é o pontapé inicial para podermos reconhecer ainda mais militares dentro da instituição”, falou, parabenizando também os recém promovidos que galgaram novos postos e graduações, importantes para sua valorização e crescimento profissional.

A formatura foi finalizada com o brado do fora de forma do CSMar: “Que seja o mar com seus segredos e mistérios, o local de onde voltaremos cobertos de areia e glória”, e com o desfile da tropa em continência ao comandante geral.