1º SEMINáRIO SOBRE PREVENçãO AO SUICíDIO

• 30/09/19

Evento foi o primeiro promovido pela corporação em alusão ao Setembro Amarelo

Por cabo Carlos Figueiredo

Através de iniciativa do comandante geral, coronel André Madeiro, foi realizado na manhã do dia 27/09, sexta-feira, no Palácio República dos Palmares, Salão Aqualtune, o 1º Seminário de Prevenção ao Suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, comemorado no dia 10 de setembro.

Nove em cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Esse dado é da Organização Mundial da Saúde e indica que a prevenção é fundamental para reverter esse panorama, garantindo ajuda e atenção adequadas às vítimas. Possuindo como missão a salvaguarda de vidas, o CBMAL realizou este evento voltado à uma visão humanizada do serviço e ao cuidado com a saúde de seus integrantes.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, realizada pelo 2º tenente Lúcio, da Banda de Música do CBMAL, o comandante geral falou aos militares citando sua preocupação com os dados crescentes do suicídio nas corporações militares pelo país, sobretudo em 2018 e 2019, e que o comando não medirá esforços para o cuidado e o zelo da tropa: “Somos um corpo. Não podemos ter vaidade. Temos que trabalhar unidos. Não podemos ficar de braços cruzados vendo nossos militares se entregarem à ansiedade ou depressão, pois o maior bem que o CBMAL possui é o seu efetivo.”

Em seguida, a Dra. Delza Gitaí, presidente do CVV, realizou a palestra “Falar é a melhor solução”, onde relatou que o suicídio ainda é um tabu, uma epidemia silenciosa, que é preciso falar a respeito, mas também agir. Revelou: “As forças policiais e os idosos são os grupos mais vulneráveis e que, de forma geral, é importante que as pessoas identifiquem e percebam nessas pessoas os sinais de alerta, mudanças de comportamentos e frases de atenção. A prevenção é responsabilidade não só do Estado, mas também da sociedade. O CVV se disponibiliza a desenvolver um trabalho na instituição através de palestras e rodas de conversas. Deve ser estimulada a cultura de falar a respeito do tema de forma natural e o ouvinte deve ouvir com empatia e respeito.” – finalizou.

Para harmonia dos militares, a professora mestra Cleunice Coutinho, coordenadora do curso de psicologia da Estácio Alagoas, realizou uma dinâmica em grupo onde todos cantaram a música “Peça Felicidade”, da banda Melim, dividida em três grupos. Cada grupo cantava partes da canção e, ao final, todos cantavam juntos. Sorrisos e abraços marcaram o momento de descontração.

Dando sequência, a Cabo Willienay Tavares, que além de bombeira militar é enfermeira e mestre pela UFAL, abordou o tema “Atuação do CBMAL nas ocorrências de tentativas de suicídio: um olhar humanizado”, trazendo o resultado de um estudo comparativo: ”Anteriormente, no atendimento às ocorrências de tentativas de suicídio, o foco era a ideia de retirar o tentante daquela situação a qualquer custo, diferentemente do procedimento atual, onde lidar com essas situações requer técnicas de escuta, trabalhando a abordagem técnica com escuta ativa, baseada na compreensão e na empatia e só em último caso realizar a abordagem tática.” Salientou, ainda, a importância que a corporação vem dando ao tema, uma vez que promoveu o Curso de Atendimento à Tentativas de Suicídio e vem adotando uma política de expansão dessa linha de trabalho nos grupamentos. Convidou aos militares que ainda não possuem o curso para que se interessem em participar e se tornem agentes multiplicadores dessa nova e eficaz abordagem.

A terceira palestra foi realizada pela professora e enfermeira Verônica Alves, doutora em Saúde Mental pela UFRJ, trazendo o tema “Comportamento suicida e qualidade de vida em bombeiros militares”. Relatou dados do suicídio no Brasil e nos corpos de bombeiros. Revelou que o Brasil é o 8º país no ranking mundial de suicídios e que, em Alagoas, houve um aumento considerável do número de suicídios entre 2017 e 2018, sendo consequência da cultura atual da sociedade, que prioriza a necessidade de estar sempre fazendo alguma coisa, em ritmo acelerado, resultando em um descanso físico e mental inadequados, influenciando diretamente no bem estar e na saúde, desencadeando um processo de adoecimento. Para finalizar, reportou: “Deve ser dada uma atenção especial às pessoas que têm transtornos psíquicos e apresentam riscos à tentativa de suicídio. Como é a relação de cada um no seu ambiente de trabalho? Qual a qualidade dessas relações? E em casa, como tem sido relacionar-se com as pessoas que dividem seu lar? A promoção da qualidade de vida é dividida em quatro domínios: físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Devo cuidar primeiro de mim, para poder cuidar do outro.”

O comandante geral agradeceu a presença dos militares e as brilhantes participações das palestrantes neste evento precursor, ratificando a política adotada pela corporação em prol da saúde mental de seus militares, anunciando parcerias com instituições para esta finalidade. Realizou, ainda, o convite para que os militares participem do evento alusivo ao Outubro Rosa que será realizado no dia 15/10, às 9h, no pátio do QCG BM.