BOMBEIROS TREINAM BUSCA E RESGATE DE PESSOAS EM ESTRUTURAS COLAPSADAS

• 10/09/19

Militares vêm sendo capacitados na área para possível atuação na capital alagoana

Por Thássia Santos

A área de BREC – Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas vem sendo trabalhada constantemente pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) devido à possibilidade de atuação da corporação na capital alagoana, principalmente nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Na manhã da última segunda-feira, 09, os bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) iniciaram os treinamentos em um depósito de construções, em Guaxuma. A programação é que todos os bombeiros da região metropolitana passem pelas instruções, preparando a tropa para uma ocorrência deste tipo.

Segundo o comandante do GBS, major Roberto Wanderley, “o objetivo é capacitar os bombeiros de forma proativa para possíveis atuações em desastres na capital e também no interior. A capacitação é muito relevante porque promove a valorização do desenvolvimento profissional que passa a estudar e revisar técnicas e evolui nosso serviço”. As instruções vêm sendo realizadas pelos membros da Comissão Técnica de Ensino e Pesquisa de BREC: major Roberto, capitão Jorge Luiz, sargento Jefferson e cabo Willienay.

Para o comandante operacional da região metropolitana, tenente coronel Alan Leite, esse tipo de instrução é uma continuidade das ações que o CBMAL vem desenvolvendo para ocorrências desta natureza. “Nós conhecemos a demanda e o comando do GBS vem trabalhando na busca de cursos, materiais, equipamentos para que sua tropa esteja capacitada e pronta para agir. Os materiais estão chegando e este momento é a prática das ações, dando sequência ao nosso trabalho e temos mais planos até o final do ano, como cursos com outras corporações que são referência nessa área”, explicou o oficial.

Para o cabo José Alberto, integrante do GBS, treinar é essencial. “Tivemos mais uma manhã de atividades na área de BREC e foi muito importante para nossa missão. Já tivemos diversas instruções e estágios nessa área e hoje pudemos reavivar nossas doutrinas para estarmos sempre capacitados”, ressaltou o bombeiro.