CORPO DE BOMBEIROS REALIZA COLETIVA DE IMPRENSA PARA LANçAMENTO DA TAXA DE BOMBEIROS 2019

• 14/06/19

Tributo é a principal fonte de arrecadação para compra de equipamentos e viaturas

Por Stephany Domingos

Todos os anos o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) conta com o auxílio da população alagoana através do pagamento da Taxa de Prevenção e Combate à Incêndio, conhecida como Taxa de Bombeiros, para reequipar a corporação e assim prestar um serviço de qualidade no estado. E neste ano de 2019, a corporação lançou na manhã da última quinta-feira, 13 de junho, uma coletiva de imprensa para lançamento da taxa de bombeiros que já está disponível na versão online.

O objetivo da coletiva foi levar para os veículos de comunicação do estado, linhas gerais sobre o tributo, além da legislação e da importância desta taxa que é a principal fonte de arrecadação da corporação para compra de equipamentos e viaturas que auxiliam a salvar vidas todos os dias.

A coletiva ocorreu no salão Aqualtune do Palácio República dos Palmares e contou com a presença da TV Gazeta, TV Pajuçara, TV Ponta Verde, TV Educativa, Pajuçara FM e Rádio Difusora, além do comandante geral da corporação, coronel BM André Madeiro, do subcomandante geral, coronel BM Jacques Wolbeck, oficiais e praças e de convidados especiais.

Foi realizada uma apresentação com os panoramas e dados da taxa de bombeiros de anos anteriores. Entre os anos de 2015 e 2017 foi arrecado cerca de R$10 milhões de reais e com esse recurso foi adquirido alguns materiais e viaturas tais como: três viaturas auto tanque, oito viaturas auto bomba e salvamento, 10 viaturas auto resgate, 310 conjuntos antichamas para combate a incêndio, quatro viaturas de salvamento tipo pick-up, além de nadadeiras, equipamentos de mergulho, atendimento pré-hospitalar e das diversas outras áreas operacionais.

O comandante geral reiterou a importância de mostrar à população que a taxa de bombeiros é fundamental para que vidas sejam  salvas: “Este momento é muito importante para nós, pois é a partir daqui que damos início a arrecadação da taxa de bombeiros 2019 e para conseguirmos superar a arrecadação dos anos anteriores precisamos mostrar para a população alagoana que com cada contribuição uma vida pode ser salva. Além disso, fizemos uma reformulação em nosso site para facilitar o acesso do contribuinte ao boleto de 2019 e de anos anteriores”, falou o comandante.

Para acessar os boletos basta acessar o site do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas www.bombeiros.al.gov.br, vá em SERVIÇOS, TAXA DE BOMBEIROS, selecione o Município, e inclua o número de matrícula do imóvel. Neste momento, aparecerão os boletos deste ano e de anos anteriores e em qual situação eles se encontram. Caso esteja com pendência, o contribuinte pode pagar todos os boletos pendentes, ou se preferir, pagar um por vez, quando achar viável, sem aumento e sem multa.

A coletiva também contou com a presença de uma convidada especial, a jornalista Roberta Farias, que ligou para o número 193 solicitando uma viatura de combate a incêndio para um princípio de incêndio no apartamento do seu vizinho. “Era fim de noite, meu vizinho deixou uma vela acesa em cima do ventilador e saiu de casa e não demorou muito para sentir o cheiro de plástico queimado e de fumaça. Os bombeiros não demoraram para chegar e assim que chegaram, forçaram a entrada no apartamento vizinho e logo contiveram as chamas que já estavam chegando ao colchão. Não sei o que seria de nós se não fossem eles. Me sinto muito agradecida por existirem os bombeiros”, falou a convidada.

O momento também contou com uma pequena exposição de materiais adquiridos com a taxa de bombeiros de anos anteriores em todas as áreas operacionais. Os militares escalados mostraram e demonstraram o funcionamento dos equipamentos para os jornalistas presentes.  A taxa de bombeiros é um tributo regulamentado nos municípios de Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro e Arapiraca. A taxa de inadimplência ainda é muito alta e no ano de 2018 chegou a quase 58%. Neste ano de 2019, a corporação pretende chegar a mais de três milhões de arrecadação e com isso investir em áreas operacionais de acordo com o planejamento estratégico da corporação, adquirindo mais viaturas e equipamentos na área de atendimento pré-hospitalar e reequipando outras áreas, sempre com o objetivo final de salvar vidas.