NOTA À IMPRENSA - INCêNDIO EM APARTAMENTO NA JATIúCA NO DIA 29 DE MAIO DE 2019

• 30/05/19

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas vem por meio desta nota à imprensa enaltecer o trabalho realizado pelos 38 bombeiros militares envolvidos na ocorrência de incêndio em apartamento na Jatiúca, que aconteceu na madrugada do dia 29 de maio do corrente. Ressalta que todas as guarnições agiram de forma exemplar, empregando corretamente as técnicas e táticas de combate a incêndio naquele tipo de edificação, demonstrando a grande capacidade técnica de nossos militares, que honraram mais uma vez o nome da corporação com a dedicação e o empenho em salvar vidas. Através das corretas técnicas de combate a incêndio, evitamos uma tragédia maior que poderia ter acontecido caso o incêndio tivesse se propagado para outros apartamentos e outros andares da edificação. Infelizmente, uma vítima veio a óbito no local, e isso nos entristece, mas na certeza de que fizemos o melhor dentro das possibilidades no local. A morte devido à intoxicação por fumaça se dá de forma muito rápida, devido sua alta toxidade.

Esclarece ainda algumas questões que foram levantadas em veículos de comunicação acerca do tempo resposta do CBMAL no atendimento à ocorrência. Do tempo de confirmação da ocorrência até a chegada da primeira viatura no local, seguiu-se cerca de 10 minutos, tempo resposta considerado dentro do padrão, devido o difícil deslocamento de um caminhão de combate a incêndio abastecido com milhares de litros de água.

Também foi levantado o questionamento acerca da não utilização da viatura Auto Bomba Escada (ABE), conhecida como Escada Magirus. Tecnicamente a escada mecânica é utilizada para evacuação de pessoas que estejam inacessíveis, e também para o combate a incêndio externo, que é um combate menos efetivo, mas necessário quando o incêndio não permite a atuação dos bombeiros no interior da edificação. Quando as primeiras equipes chegaram à ocorrência tiveram pleno acesso à edificação e ao apartamento sinistrado por meio das rotas de fugas naturais do edifício, condição que indicou o emprego da tática de combate a incêndio interno e da evacuação dos moradores por meio das rotas de fuga da própria edificação. Dessa forma, o emprego da ABE foi avaliado pelas equipes envolvidas na operação, que concluíram que a situação não se encaixava nos fins técnicos de uso da Auto Bomba Escada.

O Corpo de Bombeiros permaneceu no local durante 12 horas, trabalhando initerruptamente, garantindo a segurança das pessoas e do local, onde houve inclusive reignições, algo comum em incêndios. Além disso, o perigo de intoxicação devido ao alto fluxo de fumaça no local foi uma preocupação das equipes, o que requereu um maior cuidado no acesso ao local, evitando assim danos à saúde dos moradores do prédio. Com isso, esclarecemos que em nenhum momento o prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros, ficando isolado apenas durante a operação, com acesso restrito e organizado dos moradores para retirada de alguns pertences. Após a finalização da ocorrência, o prédio foi entregue à administradora.

Quartel em Maceió-AL, 30 de maio de 2019.

ANDRÉ ALESSANDRO MADEIRO DE OLIVEIRA - CEL BM

Comandante Geral do CBMAL