GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO PARTICIPA DE INSTRUçãO DE RESGATE EM ELEVADORES

• 25/04/19

Empresa Thyssen Krupp ministrou um treinamento teórico e prático para os militares

Por Stephany Domingos

Com o objetivo de levar, de maneira simples e objetiva, o procedimento padrão para resgate de pessoas presas em elevadores, a empresa ThyssenKrüpp de fabricação de elevadores tomou a iniciativa e realizou uma instrução teórica e prática para os bombeiros militares do Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas.

O treinamento prático foi realizado na manhã desta terça-feira, 23, em um prédio em construção localizado no bairro do São Jorge, e contou com a presença de bombeiros de serviço e de folga pertencentes ao grupamento.

A instrução consistiu em levar os bombeiros para a casa de máquinas e mostrar os equipamentos e procedimentos para o alinhamento do elevador no piso mais abaixo. Alguns bombeiros ficaram dentro da cabine, outros operaram o equipamento e assim foi feito um rodízio entre as equipes presentes.

O major Roberto Wanderlei explica que esse tipo de ocorrência não acontece com tanta frequência, mas é quando precisa ser atendida da maneira mais técnica possível. “A tecnologia está sempre aumentando e os equipamentos ficando cada vez mais modernos. É muito  importante que sempre estejamos participando desse tipo de treinamento  para nos mantermos atualizados e oferecer um serviço a qualidade”, falou o major.

Segundo a técnica de segurança Marta Roberta, uma das responsáveis pela instrução, esse treinamento é muito importante para o Corpo de Bombeiros, pois são esses profissionais que são os aptos e autorizados a realizar o resgate em caso de emergência. “Nosso objetivo é ensinar o passo a passo do que fazer quando precisar atuar em uma ocorrência com presos em elevadores, de uma maneira segura e eficiente”. Ela completa dizendo que a empresa se preocupa muito com a segurança e com a preservação da vítima e que o trabalho consciente e integrado da equipe faz a diferença no atendimento.

O cabo Walker achou a instrução excelente e considerou os procedimentos fáceis e rápidos. “Treinamentos assim nos capacitam e ajudam bastante na hora da ocorrência. Aprendemos a sinalizar os equipamentos e o passo a passo de tudo, inclusive o confortar a vítima que é fundamental e se estamos nos sentindo mais seguros e motivados, passamos essa segurança para ela”, finalizou.