COMANDANTE DO CBMAL APRESENTA SITUAçãO DO PINHEIRO NA MAIOR FEIRA DE DEFESA DA AMéRICA LATINA

• 09/04/19

Coronel André Madeiro apresentou estratégias de atuação em caso de acidentes para comandantes dos Bombeiros de todo o Brasil

Stephany Domingos

O panorama do bairro do Pinheiro foi apresentado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel André Madeiro, na maior feira de defesa e segurança da América Latina, a LAAD Defense Security. No evento, que aconteceu na última semana no Pátio de Exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro, Madeiro se reuniu com os comandantes-gerais das demais corporações do Brasil e falou das estratégias de atuação em caso de acidentes e desastres.

A LAAD reúne cerca de 40 mil pessoas em quatro dias de evento, onde são realizadas importantes reuniões e seminários para discutir a segurança no país e no mundo, com delegações de todo o território nacional, além de algumas internacionais.

Na reunião da LIGABOM, o coronel André Madeiro apresentou o histórico do fenômeno que afeta a região – incluindo os bairros de Bebedouro e Mutange, mostrou algumas hipóteses levantadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), exibiu imagens do bairro e das áreas que apresentam rachaduras, além der expor novas informações que foram apresentadas pelo CPRM em audiência pública no Senado, no dia 21 de março.

“Já estamos buscando recursos para atuação do Corpo de Bombeiros de Alagoas em qualquer dos cenários que possam surgir, e que ainda são desconhecidos. Estamos capacitando nossos militares para busca e resgate em estruturas colapsadas; busca, resgate e salvamento com cães; operações em áreas deslizadas; e comando de operações e desastres. Também estamos buscando adquirir equipamentos de BREC e sapa, além de capacitar nosso pessoal quanto ao uso desses equipamentos”, explicou o coronel.

O comandante também apresentou o plano de acionamento das instituições coirmãs. “Fomos aos estados da Bahia e de Pernambuco buscar apoio quanto à disponibilização de pessoal qualificado que atue nestes tipos de desastre e eles já se colocaram à nossa disposição. Também teremos que contar com o efetivo da Defesa Civil Nacional e da Força Nacional, além da Força Aérea Brasileira, caso seja necessário deslocar equipes com mais celeridade. Ainda esperamos contar com o apoio de outras corporações de Bombeiros, assim é possível dar uma melhor resposta à população”, destacou.