CORPO DE BOMBEIROS RECEBE ORIENTAçõES DA EQUIPE 181

• 09/05/18

O Disque-Denúncia é a principal ferramenta da população para queixa de irregularidades

Por Jade Katlen – estagiária CBMAL

O conhecimento dos números de denúncia e emergência do Corpo de Bombeiros pode salvar vidas. Por isso, foi realizada na manhã de ontem, dia 08, uma reunião com os oficiais da corporação explanando as funções e aplicações do Disque Denúncia, número 181, especificamente para o CBMAL. A corporação é responsável por averiguar denúncias de vendas venda ilegal de gás de cozinha e ausência ou irregularidade de projetos de incêndio em estabelecimentos. Na ocasião também foram entregues panfletos informativos para distribuição.

Segundo a coordenadora do Disque Denúncia, Ginah Wandeley, o 181 foi criado para unir a força-tarefa. “Os bombeiros não tem como saber de todos os locais irregulares se não houver a colaboração da população através da denúncia, que é importante enfatizar, é totalmente anônima”, explicou a coordenadora. Atualmente o tempo-resposta do CBMAL é um do melhores, em menos de 30 dias é dado o retorno.

O Disque Denúncia é um serviço ativo da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas que auxilia a atuação dos Bombeiros e Polícia Militar, assim como Polícia Civil, Federal e Rodoviária Federal. As denúncias podem ser realizadas a partir de qualquer terminal telefônico, inclusive públicos, pelo site dos bombeiros e pelo aplicativo do 181 Alagoas. Não há necessidade de identificação e a chamada é gratuita.

Além disso, o serviço atua em denúncias referentes a tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas de fogo, desvio de conduta, localização de foragidos, desaparecidos e informações sobre homicídios. É importante salientar que o Disque Denúncia não substitui os serviços de emergência: 190 da Polícia Militar, 191 da Polícia Rodoviária Federal, 192 do Samu e 193 do Corpo de Bombeiros Militar.