NASCE PRIMEIRA NINHADA DE CãES DE SALVAMENTO DE ALAGOAS

• 03/05/18

Os novos cães-bombeiros serão treinados para dar continuidade ao trabalho de salvar vidas

Por Jade katlen – estagiária CBMAL

Nasceram os primeiros cães de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL). São seis filhotes da cadela-bombeira Txuca com Trovão, cão do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O parto ocorreu no canil do CBMAL, localizado no bairro Serraria, no dia 01 deste mês. Os novos cães-bombeiros serão distribuídos entre os quarteis de Alagoas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A Bahia também terá a possibilidade de ser um dos estados contemplados.

Segundo o major Roberto Wanderley, cuidador da Txuca, os filhotes ajudarão a manter o legado dos cães de salvamento em todo o Brasil. “É muito gratificante recebê-los aqui, ficaremos com dois filhotes de dois ótimos cães de salvamento. Após o desmame, vamos começar a estimulá-los e treiná-los, para que sejam bons no que fazem”, explicou o oficial.

Foram três machos e três fêmeas que serão treinados para dar continuidade ao trabalho dos pais: salvar vidas. Em Alagoas, os filhotes serão encaminhados cada um a seu cuidador, que é responsável por adestrar e futuramente conduzir os animais nas ocorrências.  Todos os cães vivem no canil da corporação até se aposentarem, aos sete anos, quando ficam sob os cuidados dos bombeiros responsáveis.

A atividade

Os cães do Corpo de Bombeiros têm a função de auxiliar os bombeiros militares a fazerem busca de pessoas perdidas na mata, em escombros e deslizamentos da terra. O próximo passo é treiná-los na busca a cadáveres. Atualmente, o CBMAL conta com a ajuda de dois caninos: Txuca e Scooby, que já deram apoio em diversas ocorrências de desaparecimento em todo o estado. Eles estão há dois anos na corporação e são os primeiros do ramo no estado.