PROJETO BOMBEIRO MIRIM INICIA AS INSTRUçõES 2018

• 05/04/18

Serão instruídas cerca de 80 crianças entre 12 e 16 anos

Por Jade Katlen - estagiária CBMAL

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) iniciou mais uma edição do Projeto Bombeiro Mirim, com crianças entre 12 e 16 anos. As atividades tiveram início esta semana e ocorrerão todas as terças e quintas, até o mês de dezembro. São dois polos em Maceió, um na sede do Detran/AL e outro no Estádio Rei Pelé.

O projeto, este ano, recebe cerca de 80 bombeiros mirins, moradores de vários bairros de Maceió como Trapiche, Vergel do Lago, Clima Bom e Santos Dumont. A modalidade tem como objetivo repassar aos jovens a cultura da prevenção à violência, primeiros socorros, orientações sobre drogas ilícitas, disciplina militar, saúde e educação no trânsito, a qual será ensinada por servidores do Detran.

Lucilene da Silva Santos, mãe de Yuri, de 12 anos, mora no Trapiche e espera que durante o projeto o filho aprenda mais sobre o conceito de ordem. “Essa é uma informação a mais que ele vai ter, também já vai poder ter uma ideia do que ele quer fazer futuramente. Estou achando ótimo. Ele sempre quis participar”, declarou.

Segundo a coordenadora do projeto, a tenente Luciana Leonardo, o conhecimento que o projeto social passa para as crianças, elas repassam para família e amigos. “O Bombeiro Mirim influencia diretamente a formação cidadã das crianças, principalmente pela disciplina e pela educação preventiva, da qual elas serão multiplicadoras de conhecimento”, explicou a tenente.

Emerson Rodriques, 12 anos, já é escoteiro do mar e espera aprender mais durante o projeto Bombeiro Mirim. “Quero que seja bom e alegre, e que eu possa aprender muitas coisas”, explicou o jovem, que mora na Vila dos Pescadores.

O Projeto

O projeto Bombeiro Mirim foi implantado em 2000, tendo uma pausa e sendo retomado em 2010. É um trabalho social que auxilia na formação integral das crianças, pré-adolescentes e adolescentes de famílias em estado de vulnerabilidade social e que estão marcados pela violência.

As crianças são de escolas públicas próximas aos polos, onde aprendem noções de primeiros socorros, combate a incêndios, salvamento aquático, educação ambiental, prevenção de acidentes domésticos, defesa civil, cidadania, combate às drogas, orientações sobre saúde, educação de trânsito, entre outros. O trabalho é feito com uma equipe exclusiva de bombeiros militares.