CORPO DE BOMBEIROS REGISTRA CERCA DE 200 OCORRêNCIAS DURANTE A OPERAçãO CARNAVAL 2018

• 16/02/18

Cai o número de afogamentos e de incêndios durante o período carnavalesco

O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas registrou um total de 226 ocorrências durante a Operação Carnaval. Os números foram apresentados em coletiva para a imprensa na manhã da última quinta-feira, 15, na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), no Centro.

A área com maior número de ocorrências foi, mais uma vez, o atendimento pré-hospitalar com um total de 82 registros em todo o estado. Seguido por Atividades comunitárias – onde são registrados os PBs, apoios, orientações a banhistas, entrega de pulseiras, etc – com 77 registros. Foram contabilizados ainda 47 casos de busca e salvamento, sendo seis de afogamentos ou resgate de pessoa em meio aquoso. 17 ocorrências de incêndio e, finalmente, duas situações envolvendo produtos perigosos.

APH e busca e salvamento apresentaram crescimento do número de ocorrências, em relação ao ano passado, com um aumento de 38,9% e 80%, respectivamente. Contudo, o número de resgate de pessoas em meio aquoso reduziu em 68,4%. Também reduziu o número de mortes por afogamento. Em 2017 foram apontadas quatro mortes e este ano foi registrada uma morte por afogamento. Também houve redução de 51,4% no número de incêndios.

Os guarda-vidas atuaram bastante na prevenção, contabilizando 5767 ações preventivas realizadas no litoral alagoano. Um número 17,25% maior que o registrado em 2017.

Durante a Operação Carnaval 2018, além dos sete postos da região metropolitana, como Francês, Jatiúca, Mirante da Sereia e Gunga, Prainha na Barra Nova, Guaxuma e Tabuba,  Maragogi e Japaratinga no interior do estado, mais locais contaram com a presença de guarda-vidas, como Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Duas Barras, Pontal do Coruripe, Pontal do Peba, Traipu e Piranhas, totalizando 16 postos de GV em Alagoas.

Além disso, o Corpo de Bombeiros com o Grupamento de Operações Aéreas sobrevoaram as praias para atuar em caso de afogamentos e com suporte aeromédico em Maceió e Arapiraca.