CORPO DE BOMBEIROS E GRUPAMENTO AéREO AMPLIAM SUPORTE AEROMéDICO EM ARAPIRACA NESTE CARNAVAL

• 13/02/18

Princesa do agreste recebe pela primeira vez esse serviço na região

Por Stephany Domingos

Com o objetivo de diminuir o tempo-resposta na região de Arapiraca e adjacências neste carnaval, o Grupamento de Operações Aéreas (GOA) e o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) em parceria para melhor servir à sociedade alagoana, ampliaram o serviço aeromédico nesse período de folia.

Com o uso do helicóptero multifunção, o Falcão 05, o serviço dos bombeiros é potencializado e o tempo-resposta no atendimento a ocorrências de acidentes automobilísticos, afogamentos e buscas e resgate de pronto atendimento, por exemplo, é diminuído.

O serviço se iniciou no sábado de carnaval e durará até a próxima terça-feira, 13. Segundo o coronel André Madeiro, comandante do GOA, o uso da aeronave funcionará durante o carnaval e após o período serão analisados os resultados, para a possível implantação de uma base fixa em Arapiraca. "Diante do elevado número de ocorrências na região, vimos a necessidade de implantar o serviço nesse local, pois, com apenas uma guarnição ampliamos nosso raio de ação, aumentando também a sobrevida do acidentado", disse o coronel, enfatizando que em alguns casos o tempo-resposta diminui em até 70%.

A guarnição é composta pelo piloto, por um médico e um enfermeiro, ambos do SAMU, e um bombeiro militar. Durante os quatro dias de carnaval, estão sendo realizadas ações de monitoramento em Arapiraca e áreas litorâneas, compreendendo o percurso das cidades de Penedo e Jequiá da Praia. Até a segunda-feira de carnaval, a equipe atendeu a três chamados.