CBMAL INICIA CICLO DE INSTRUçõES 2018 PARA MILITARES DO GRUPAMENTO DE BUSCA E SALVAMENTO

• 16/01/18

Primeiro bimestre aborda a área de salvamento veicular

Desde o último dia 12, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), através de sua a Superintendência de Ensino e Pesquisa (SEP), iniciou o ciclo de instruções 2018 destinado aos bombeiros do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS). Os treinamentos serão divididos em seis bimestres, e em cada período serão repassados os conhecimentos acerca de determinada área de atuação dos bombeiros militares.

Neste primeiro bimestre, será abordada a área de salvamento veicular, através da disponibilização de material na plataforma online da corporação, instruções em dias de serviço, discussões em grupos de whatsApp e fóruns, além de instrução teórica ao final de cada ciclo. O material didático já está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e deve ser acessado pelos militares.

Segundo o comandante do GBS, major Aluísio Wanderley, as instruções são essenciais para a evolução do serviço e o ambiente virtual facilita o repasse de conhecimento aos bombeiros. “O militar pode acessar o sistema no dia do seu serviço, de casa, em qualquer momento, pois sabemos da dificuldade de, no dia a dia, unir todos os bombeiros do grupamento”, explicou o oficial.

O ciclo atual segue até o último dia de fevereiro, sendo finalizado com uma instrução prática que deverá contar com corte de veículos, a fim de que os bombeiros possam aperfeiçoar o que foi ensinado através da teoria. O instrutor que comanda este ciclo é o tenente Rafael Duarte.

PRÓXIMO CICLO

Em março, o GBS iniciará a abordagem sobre deslizamentos, visando uma atuação eficiente das guarnições durante a próxima quadra chuvosa do estado, entre os meses de abril e agosto.