RETROSPECTIVA 2017: PROJETOS SOCIAIS UNEM CBMAL à SOCIEDADE

• 22/12/17

Ao finalizar mais um ano, o sentimento do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é de dever cumprido. Inúmeras ações relevantes marcaram 2017, a data de aniversário de 70 anos da corporação, como as reformas prediais, aquisições de viaturas e equipamentos, investimento no capital humano através da realização de vários cursos operacionais, além de eventos pioneiros e projetos sociais, que promoveram a cultura de paz e aproximaram a sociedade à instituição de maior credibilidade do país desde 2009, segundo o Índice de Confiança Social (ICS), indicador calculado pelo IBOPE Inteligência.

PROJETO GOLFINHO

Iniciamos 2017 com a 12ª edição da mais requisitada colônia de férias do estado: o Projeto Golfinho. De 09 de janeiro a 03 de fevereiro, na linda praia de Pajuçara, 600 crianças de 8 a 13 anos, incluindo meninos e meninas atendidos por instituições sociais bem como crianças especiais, puderam vivenciar uma semana de bombeiro, com instruções teóricas e práticas sobre as diversas áreas atendidas pela corporação, com a didática adaptada à faixa etária dos pequenos. Além do projeto na capital, em 2017 foi realizada a primeira edição do Golfinho no interior do estado, em Maragogi, através do 2º Grupamento Bombeiro Militar. Foram 24 crianças atendidas, no período de 13 e 17 de fevereiro.

BOMBEIRO MIRIM

Outro projeto social do CBMAL de extrema relevância no cenário do combate à violência e promoção da cultura de prevenção é o Bombeiro Mirim, que este ano contou com dois formatos: anual, nas instalações do Estádio Rei Pelé e do DETRAN, e bimestral, junto ao programa “Vida nova nas grotas” do governo do estado. Neste ano, o projeto beneficiou 180 jovens maceioenses. Na atuação nas grotas, o projeto realizou duas edições, no Canaã e na grota do Aterro.

ESCOTEIROS DO FOGO

A ideia do Projeto Escoteiros do Fogo Charlie Bravo Zero surgiu devido à afinidade do movimento escoteiro aos preceitos do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Segundo o coordenador do projeto, major Rômulo Guedes, os escoteiros já existem em diversas forças, como exército, marinha e aeronáutica e vem sendo uma ótima oportunidade no CBMAL. Desde o mês de agosto, 65 crianças, divididas em lobinhos, com idade dos 6,5 aos 10 anos e escoteiros, de 11 aos 14, vem participando de atividades do grupo no Quartel do Comando Geral do CBMAL.

CONSTRUINDO SONHOS

Nos meses de agosto (Dia do soldado) e outubro (Dia das crianças), o CBMAL realiza o Projeto “Construindo Sonhos”, recebendo alunos de escolas públicas e particulares da região metropolitana de Maceió. As crianças são recebidas no Quartel do Comando Geral para conhecerem o serviço dos bombeiros, o quartel, os equipamentos e as viaturas, o que desperta bastante interesse e alimenta sonhos nos pequenos. São algumas horas no quartel, que envolvem palestra, demonstrações de socorro, passeio de viatura, exposição de materiais e o aguardado banho de mangueira.

BANDA DE MÚSICA

Nossa Banda de Música foi destaque em inúmeros eventos em todo o estado de Alagoas, entre eventos militares, cívicos e sociais, representando a corporação com brilhantismo em todas as apresentações, contando com músicos de alto nível profissional.