CBMAL

DRONE DE MILITAR FOI FUNDAMENTAL EM COMBATE A INCêNDIO EM SANTANA DO IPANEMA

  • 21/11/17
  • 11:11

O objeto ajudou na análise da dimensão e na identificação dos focos do incêndio

O drone de um militar foi extremamente importante no atendimento de uma ocorrência no último trimestre. Tratava-se de um incêndio em vegetação do tipo caatinga, na zona rural de Santana do Ipanema, no povoado Serrote do Severiano, a 5km do centro da cidade e as margens do Rio Ipanema.

Com o apoio do drone do 3° Sgt Paulo Soares, comandante do ABT-08, foram identificados os últimos focos do Incêndio, sendo ampliado o aceiro natural do Rio Ipanema através de uma máquina retroescavadeira, realizando a extinção dos focos remanescentes.

 

Era um local de difícil acesso onde não era possível o acesso do ABT-08, sendo necessário uma caminhada de cerca de 1km na caatinga fechada, para chegar até a área atingida, onde foi realizado uma tentativa de combate ao incêndio com uso de abafadores. Todavia, as labaredas estavam com cerca de 2m de altura, com uma ventania muito forte e temperatura ambiente elevada. Misturando tudo isso ao desgaste físico dos militares, o combate seguro tornou-se impossível.  A guarnição recuou.

 

Segundo o 3º Sgt Soares, proprietário do drone, o objeto foi de extrema importância para  planejamento das ações feitas através das fotos aéreas tiradas: "O drone ajudou bastante tanto para análise da dimensão do incêndio, quanto para orientação da construção do aceiro e identificação dos focos de incêndio", contou.

 

A guarnição retornou para o local com reforço da guarnição da AR-029. Chegando lá, foi possível realizar o combate ao incêndio utilizando o canhão de jato de água do ABT-08, guiando-se pelo aceiro construído por um trator do responsável pela propriedade e uma retroescavadeira cedida pela prefeitura.

Por Jade Katlen - estagiária  

 


Últimas Notícias