CORPO DE BOMBEIROS REALIZA COMPETIçãO DE AQUATHLON NA PRAIA DE PAJUçARA

• 19/10/17

A praia de Pajuçara amanheceu movimenta nesta quinta-feira, 19, para a realização do Aquathlon do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, que reuniu cerca de 60 competidores, todos bombeiros militares, com a presença de participantes do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba.

Com o objetivo de explorar a auto estima, o espirito lúdico, a importância e a descoberta de valores nos profissionais bombeiros militares de forma a evidenciar o CBMAL, o Grupamento de Salvamento Aquático (GSA) teve a iniciativa de criar, em anos anteriores, uma competição interna, pensando na época em homenagear o então sub tenente Casado. Essa homenagem foi uma travessia visando não apenas enaltecer a figura do guarda vidas, mas também uma forma de homenagear os eternos guardiões do mar.

E neste ano de 2017 o objetivo foi instituir uma competição em uma modalidade recentemente criada conhecida como Aquathlon. Nesta prova o atleta corre, nada e corre. É uma modalidade esportiva bem difundida no meio bombeiro militar, principalmente entre os guarda vidas que tiram serviço de salvamento aquático, já que faz parte da sua rotina de serviço diário: correr para entrar no mar e nadar para resgatar uma vítima afogada.

O troféu da competição levou o nome do sargento dos Santos, guarda-vidas do CBMAL que está se despedindo da ativa depois de 30 anos de efetivo serviço. Na ocasião foram realizadas homenagens para ele e também para os sargentos Edilson e Leite que vão para a reserva daqui a três meses. Foram entregues uma placa com dizeres elaborados pela tropa e quadros com imagens em caricatura que foi desenhado pelo capitão Kenzo. Os militares se emocionaram e se sentiram muito felizes pela homenagem.

O soldado De Oliveira teve a oportunidade de falar ao microfone sobre o sargento dos Santos que foi seu mentor assim que entrou para a corporação. “Ele ensina a todos nós como ser um guarda vidas. Foram 30 anos de serviço de forma exemplar, tirando seu serviço no Mirante, colocando as placas de sinalização e fazendo prevenção como ninguém. Se tem alguém que merece ser homenageado é esse militar de sangue salgado que honrou o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Essa pessoa é o sargento dos Santos”, disse o De Oliveira.

A prova reuniu cerca de 55 bombeiros militares de Alagoas e mais cinco da Paraíba que vieram para prestigiar o evento e participar da competição. Para o major Eduardo Bruno, comandante do GSA, é uma honra poder realizar essa competição e homenagear três grandes guarda vidas. “Nesta competição reunimos o espírito de equipe através de uma prova que faz parte do nosso dia a dia de GV. E poder homenagear três grandes bombeiros militares como o dos Santos, o Edilson e o Leite não tem preço. São os heróis desse CBMAL”, falou o major.

O comandante geral também agradeceu a presença de todos e fez questão de enaltecer os homenageados: “Não é fácil representar a corporação bombeiro militar da forma como vocês fizeram nestes 30 anos e ainda vem fazendo. É uma história construída e o respeito que todos tem por vocês é porque vocês merecem. Parabéns e muito obrigado”, citou.

Na prova, os primeiros colocados foram:

Categoria Feminino

1º - Major CBMPB Joana