TRABALHOS DE BOMBEIROS MILITARES ALAGOANOS SãO ACEITOS EM SEMINáRIO NACIONAL

• 17/10/17

A apresentação ocorrerá durante os dias 8, 9 e 10 de novembro na Paraíba

No dia 30 de setembro foram aceitos trabalhos de militares do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) no XVII Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom). A apresentação dos trabalhos aceitos ocorrerá durante o evento, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba.

Ao todo foram oito trabalhos aceitos sendo: três na modalidade banner realizados pelo capitão Diogo Andrade, cabo Torres e cabo Thaísa Moretti; e cinco na modalidade artigo completo oral, dos quais dois foram elaborados pela major Elaine, capitão Themisson e cabo Guimarães, dois pelo capitão Luiz Augusto e um pela cabo Wilienay. O objetivo dos trabalhos foi buscar tratar das questões pertinentes à  de gestão, ao serviço operacional, ao ensino, instrução, bem como as questões relativas à saúde do bombeiro militar.

Pela primeira vez foi acrescentada à programação do evento, o eixo temático Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida do Profissional em Segurança Pública. O cabo Torres, que escreveu um artigo sobre o assunto, disse que o setor de treinamento físico do CBMAL exige muita pesquisa, pois a prática da preparação física reflete diretamente na atuação profissional dos militares. “Estamos produzindo conhecimento para fortalecer e embasar a forma de treinamento dos nossos bombeiros aumentando a sua funcionalidade. Fico muito grato por ter conseguido, através de contato com a comissão científica do VII Senabom, pela primeira vez, acrescentar à programação do evento o eixo temático Atividade Física, Saúde e Qualidade de Vida do Profissional em Segurança Pública,” disse o militar.

Segundo a major Elaine, autora de um dos artigos, é um grande marco para a corporação ter esse volume de trabalhos aceito para apresentação em um evento como o Senabom, que é um evento de grande magnitude para os Corpos de Bombeiros de todo o Brasil. “Além de ser um reconhecimento, é uma demonstração de que os militares estão cada dia mais comprometidos com o serviço e buscando através das pesquisas analisar diferentes realidades e propor estratégias embasadas cientificamente na garantia de uma melhor prestação da assistência à sociedade alagoana, assim como internamente melhorando as condições de trabalho do bombeiro militar”, declarou.

Palestrante convidada

Além dos trabalhos selecionados, o CBMAL terá outro momento de destaque. A major Elaine Monteiro foi uma das convidadas para o painel: “Sou bombeira e sou mulher: processo de trabalho e os aspectos de saúde ligados a profissão”. A oficial, que coordenou o I Encontro Nacional de Bombeiras Militares, ocorrido em março desse ano, dividirá a mesa com a coronel Vanísia (Roraima) e a major Simone (Paraíba).

O XVII Senabom fará parte das comemorações do centenário do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e o evento englobará, além da programação científica, cursos pré-seminários, provas técnicas e palestras.Por Jade Katlen - estagiária