OFICIAL DO CBMAL PARTICIPA DO I ENCONTRO ESTADUAL DE BOMBEIRAS MILITARES DO RIO GRANDE DO SUL

• 09/10/17

O evento foi inspirado no Encontro Nacional que aconteceu em Alagoas

A tenente coronel Camila Paiva representou o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) no I Encontro Estadual de Bombeiras Militares do Rio Grande do Sul. O evento aconteceu no último sábado, 7, e reuniu cerca de 70 militares. A organização foi feita pela Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs) em parceira com o Corpo de Bombeiros do mesmo estado.

O destaque do evento foi a Campanha Outubro Rosa e a oficial alagoana foi a única convidada de outro estado a palestrar no evento. “Pra mim foi uma honra porque eu sou do Nordeste e a gente sabe a segregação que tem em relação à nossa região, mas eu fui muito bem recepcionada lá, foi lindo, nós choramos, rimos e crescemos juntas. Recebi vários depoimentos depois falando de como foi engrandecedor pra elas, assim como foi pra mim”, declarou.

A oficial também destacou o interesse das militares em participar desse primeiro evento. “Teve o caso de uma militar que precisou viajar mais de 700 quilômetros com uma criança de colo para participar do seminário. O que demonstra como esse foi um acontecimento importante para as bombeiras daquele estado”, disse.

O seminário também teve caráter de capacitação, abordando aspectos técnicos, psicológicos e jurídicos em relação à profissão e ao papel da mulher na sociedade e na corporação. Em março deste ano foi realizado o I Encontro Nacional de Bombeiras em Maceió, Alagoas, o que inspirou o CBMRS a levar o evento para o Rio Grande do Sul.

Por Jade Katlen - Estagiária